quarta-feira, 30 de março de 2011

Tantas coisas...

Tem coisas que a gente só aprende pela insistência. Nossa cabeça, às vezes, parece de uma teimosia que supera a nossa própria. O ser humano parece mesmo não compreender que ouvir sua voz interior, às vezes, é necessário e fundamental e, quando a voz interior se externa pela voz dos outros, está passado da hora de acreditar nela. Ouvi tantas vezes pessoas que me diziam “acredite mais em você, isso bastará!”, “você tem talento, acredite!”. E eu não as ouvia. Preferia prestar atenção quando me diziam “você está errada”, ou “nunca será uma boa jornalista, vá procurar outra profissão”, e assim, alimentava incessantemente minha baixa auto-estima.


O problema está, na verdade, e me perdoem a repetição, em saber “procurar” o problema. Apenas percebemos os sintomas, e buscamos tratá-los, mas será que sabemos realmente onde está a doença?


Os sintomas que eu sentia: medo, sensação de não ser capaz, extrema insegurança, fraqueza. Eu nem mesmo buscava, de início, tratamento para esses sintomas. Até que influiu demais na minha vida profissional e pessoal e fui atrás do que me fazia melhorar, tempos atrás. Remedinho aqui, remedinho ali, sessões e mais sessões de tratamento psicológico, fui realmente melhorando. Mas os sintomas haviam sido apenas amenizados, e eu continuava a me sentir incapacitada para a vida. Sempre que acontecia alguma mudança na minha vida, eu tinha novas recaídas. Até que, sem querer, descobri.


O problema maior está em querermos acreditar, querermos fazer acontecer. E isso se torna muito mais fácil depois de um tempo – quando já adquirimos certa maturidade necessária, e conseguimos traçar, ainda que suavemente, uma linha daquilo que queremos realmente fazer. Aí, se você não acreditar em si mesmo, o plano não acontece. Então, você se obriga a isso. Você se obriga a ter auto-estima, a não aceitar determinadas coisas que dizem a você, a escolher os caminhos que você considera os melhores ainda que alguns achem sua escolha errada.


Mas é preciso paciência, antes de tudo – cada um tem seu tempo de amadurecimento, coisas pelas quais precisa passar para compreender. Passar da sensação de inutilidade frente à grandeza do mundo para a percepção de que, mesmo pequenos, nossos atos fazem muita diferença. E tudo isso, certamente, com o sentimento de humildade acompanhando a jornada, outro assunto delicado e difícil de conseguirmos atingir em nossas vidas.


Não é que as escolhas da vida um dia se tornem mais fáceis. Mas, com o tempo, as decisões difíceis se tornam algo mais natural, e você passa a olhá-las sem tanto estresse. Passa a raciociná-las melhor, por isso, e pela experiência de vida adquirida. Também não é que a gente passe a fazer sempre escolhas certas. Todos erramos, todos somos imperfeitos e tendenciamos ao erro até o término dessa presente jornada. Mas a tendência do ser humano, conforme a escala evolutiva, é atingir a perfeição – tudo ao seu tempo, e gradativamente, lentamente, errando menos e menos.


Quando tiver um sintoma que lhe incomode, busque tratamento, sim, mas não pare por aí. Busque a causa. De nada adianta retirar um tumor se é a úlcera do seu estresse que a causou – naquele mesmo ponto, ou em outro, aparecerá um câncer mais grave. E, se não der certo de primeira, não esmoreça. Abstraia, e busque o remédio para sua dor na cura do próximo, no auxílio e amor ao próximo. Até mesmo a ciência comprova o quanto isso faz bem.


E não utilize nada do que eu digo, se achar que o que eu falo não funciona para você. Teste, e, se não funcionar, utilize outros meios. Deus nos deu a criatividade para que pudéssemos não só achar a própria cura como a cura do próximo, que, em determinado momento, não está apto a ver todas as possibilidades inerentes a seu próprio ser – como nós mesmos, na maioria das vezes, não estamos.


São tantas coisas... do resto, ainda não sei dizer. Vou caminhando meus próprios passos, na busca de ser alguém melhor. Vejo pessoas chegando e partindo e, como já dizia aquela música, são só dois lados da mesma viagem, gente tentando aprender (ou obrigando-se a isso). Um dia todos estaremos bem. Basta confiar, não deixar de ouvir a própria voz interior. As turbulências não cessarão, mas se tornarão mais amenas com o passar dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário